Detalhes dos Oradores

China e Países de Língua Portuguesa e Espanhola

Derio KV Chan

Derio KV Chan

Entidade: CEIBA - China Europe International Business Association
Cargo: Presidente

Derio KV Chan é natural da RAE Macau e é presidente da CEIBA - China Europe International Business Association, cuja missão é promover a cooperação empresarial a longo prazo entre empresas europeias e chinesas, criando projetos sustentáveis em ambos os continentes, de forma a promover a troca de valores culturais distintivos entre o Oriente e Ocidente, contribuindo para o bem-estar das pessoas nas diferentes sociedades. A sua formação académica na América do Norte fez com que ele se envolvesse em vários projetos empresariais entre os EUA, a Europa e a China. Derio Chan possui uma vasta experiência em negócios internacionais, comércio e financiamento de risco, comércio eletrónico e transformação da cadeia de suprimentos. É capaz de estruturar projetos de negócios com conceitos inovadores e adaptar adequadamente tecnologias para se posicionar e entrar em mercado sujeitos a restrições políticas e económicas específicas.


Alex Brunello

Alex Brunello

Entidade: Comité de Jovens Empreendedores da FIESP
Cargo: Diretor Adjunto

Diretor Titular Adjunto do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP, Diretor Comercial na Acecon Solutions, Sócio Fundador da Contra-Ataque Inteligência e Marketing.


Vasco de Mello

Vasco de Mello

Entidade: Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
Cargo: Vice-Presidente

Advogado, em regime livre, desde 1997. Gerente de Campião & C.ª, Sucrs. José Dias & Dias, Lda. – Desde 2008. Vogal do Conselho da Administração da Realtransfer, Instituição de Pagamentos, S.A. – Mandatos de 2012/14, 2015/17. Vice-Presidente da Direcção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (desde 2007 – presente). Formação académica: Programa Avançado de Gestão para Executivos – Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais; Curso de Pós-Graduação em Direito da Sociedade da Informação – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa / APDI – Associação Portuguesa de Direito Intelectual; Curso de Pós-Graduação em Estudos Europeus – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa / Instituto de Estudos Europeus; Licenciatura em Direito – Universidade Autónoma de Lisboa; Licenciatura em História – Universidade Autónoma de Lisboa.


Álvaro Cuadrado Jiménez

Álvaro Cuadrado Jiménez

Entidade: Iberian Region of FIJE - Ibero-American Federation of Young Entrepreneurs (Spain)
Cargo: Vice-President

Com 19 anos criou a sua primeira empresa, uma produtora de cinema, e mais tarde criou também empresas cujos lucros revertem para projetos sociais. Aconselha governos enquanto consultor político, tendo participado em programas de eleições nacionais, aconselhando a Casa Real e participando da Assembleia Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo e do G20 Yea. Jiménez serviu como Embaixador da Paz num programa da UNESCO com 15 anos e actualmente assume cargos executivos em várias instituições de jovens empresários em Espanha e na América Latina. Com 26 anos tornou-se vice-presidente de Comunicação da Federação Ibero-americana de Jovens Empresários e atualmente é o vice-Presidente (Ibérica Região). Aparece em diferentes rankings como um dos jovens de 30 anos mais influentes de Espanha (Revista Empreendedores), um dos 5 jovens mais bem sucedidos de Espanha (Bankinter) e internacionalmente aclamado como parte dos "Jovens Líderes Mundiais". Teve também mais de 400 aparições nos mídia e recebeu a Medalha de ouro de Mérito pelos seus feitos sociais.


Sónia Patacão

Sónia Patacão

Entidade: IFL - International Friendship League
Cargo: Presidente

Profissional com vários anos na área da Comunicação e Intervenção Social em ambientes multiculturais. Destaca-se pela sua profunda experiência como Apresentadora e Locutora de rádio na temática Intercultural Africana. Integra as suas competências científicas com o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social, que lhe permitem Planear, Projetar, Construir e Gerir processos que articulam as dimensões Social, Cultural e Empresarial. Expandir o seu âmbito de ação, em projetos que promovam a proximidade da comunidade Africana com a realidade empresarial portuguesa, é o propósito a alcançar, numa visão estratégica que privilegia uma filosofia empresarial alicerçada em fortes valores e compromissos, com enfoque na evolução conjunta de Pessoas, Instituições e Empresas. O mais importante num mundo globalizado não é encontrar novos mercados, mas sim descobrir formas de chegar até eles.


Alberto Carvalho Neto

Alberto Carvalho Neto

Entidade: AJEPC - Associação de Jovens Empresários Portugal-China
Cargo: Presidente

Alberto Carvalho Neto tem formação na área da agricultura e um MBA em gestão de marketing. Com uma capacidade de comunicação e motivação singular, Alberto é um jovem empresário com uma capacidade de trabalho acima da média e com um compromisso extraordinário com tudo em que se envolve. Um líder por natureza, perseguido por convicção, não deixa que nenhum percalço o desvie dos seus objetivos, encontrando sempre a melhor forma de superá-los. O seu objetivo tem sido a promoção de sinergias entre pessoas, empresas e mercados, a fim de alcançar uma maior expressão conjunta. A cooperação é sem dúvida a melhor forma de avançar. Com isso em mente, ele é o CEO da BCN Quality Foods, Presidente da AJEPC, Vice-Presidente do Interbio e Presidente Executivo da Federação Sino PLPE.


Joan Cwaik

Joan Cwaik

Entidade: Movimento Sinergia Latinoamérica
Cargo: Consultor

Com 25 anos Joan Cwaik é um jovem empreendedor, palestrante, tecnólogo, pesquisador, professor e autor, cujos principais interesses são tecnologias disruptivas, novas mídias, tendências robóticas, aplicações de inteligência artificial e inovação social. Desde os 23 anos, tornou-se o Gerente de Marketing e Comunicação para a América Latina da Maytronics. Possui bacharelado em Gestão de Mídia e Entretenimento (Universidad Argentina de la Empresa - UADE) e uma das primeiras pós-graduações em Convergência Multimídia (Universidade de Buenos Aires - UBA). Também ensina na UADE. Já falou em eventos de alto nível, empresas e congressos como TEDx, Red Innova, Educating the Brain, etc., e está convidado a falar com frequência nas notícias (CNN (EUA), Univision (EUA), RT (Rússia), Rede Globo (Brasil)). Em 2015, foi nomeado pelo prestigiado MIT Technology Review e pela revista argentina Apertura como um dos jovens inovadores sociais e empresário da tecnologia mais influentes da Argentina e do Uruguai.


Roberto Sekiya

Roberto Sekiya

Entidade: Secretaria de Desenvolvimento Económico, Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo do Estado de São Paulo
Cargo: Subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa

Subsecretário da Subsecretaria de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo do Estado de São Paulo e Secretário Executivo do Fórum da Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo. É administrador formado pela FAAP com MBA pela FGV em Tecnologia da Informação aplicada a Gestão Estratégica de Negócios. Foi chefe de gabinete na Câmara dos Deputados e também foi empresário no setor Joalheiro. É fundador e membro de ONGs sociais e culturais: Festival do Japão, Rotary Club Brasil - Taiwan, Festa das Cerejeiras, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, Pelo Fim da Impunidade, etc.


Mário Costa

Mário Costa

Entidade: União de Exportadores da CPLP
Cargo: Presidente

Iniciou a carreira profissional como professor na área de ciências económicas e empresariais. 

É Presidente da União de Exportadores da CPLP, "braço económico" da Confederação Empresarial da CPLP, que tem como objetivo único promover negócios entre empresas, instituições especializados organizações de todos os países da CPLP (África, Ásia. América e Europa).

É Vice-Presidente da Comissão Executiva da Confederação Empresarial da CPLP.

É CEO & Founder da Believe Consultoria SA, empresa líder de projetos de reestruturação e recuperação de pequenas e médias empresas a nível nacional. Como consultor acompanha grandes grupos empresarias especializados nesta área.


Tiago Mendonça

Tiago Mendonça

Entidade: Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP)
Cargo: Vice-Presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP

Engenheiro civil, graduado pelo Instituto Superior Técnico, é membro Sénior Especialista de Estruturas da Ordem dos Engenheiros Portuguesa e sócio gerente das empresas do Grupo Betar. Tem vasta experiência no domínio das obras de arte sendo autor e co-autor de inúmeros projetos, nomeadamente, das Pontes sobre o rio Zambeze em Caia e Tete. É coordenador geral de diversos empreendimentos, com representação internacional em Angola, Argélia, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Senegal, etc. Em 2016 assumiu a função de Vice-Presidente da Comissão Executiva da CE-CPLP, onde se tem destacado pelas várias iniciativas tomadas no âmbito da criação de um Mercado mais livre dentro do espaço da CPLP.


Ibero & Europa

Patrik Kovács

Patrik Kovács

Entidade: JEUNE - Young Entrepreneurs Organization of the European Union
Cargo: Presidente

Patrik fundou a Associação de Jovens Empresários da Hungria (FIVOSZ), tornando-se uma peça chave no apoio e agregação das próximas gerações de empresários na Hungria. Patrik trabalha na elaboração de políticas relacionadas com a juventude, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios na Hungria e também a nível europeu. Foi reconhecido e premiado várias vezes pelo seu trabalho. Além da FIVOSZ, também é membro do conselho fundador da EuCham, intervém na Aliança de Jovens Empresários do G20, e desempenha também funções como co-presidente da Associação Nacional de Empreendedores e Empregadores (VOSZ). Em 2013, Patrik foi premiado pelo Ministro da Economia Nacional com o Prêmio "Para a Economia da Hungria" pelo seu trabalho na FIVOSZ. Em 2014, Patrik foi eleito por unanimidade como Presidente da Organização dos Jovens Empreendedores da União Européia - JEUNE, que é a organização deste tipo mais importante na Europa. A missão desta é construir pontes entre países e pessoas pelo mundo inteiro, e é por isso mesmo que Patrik é um especialista muito requisitado no aconselhamento estratégico para associações de empresários nos 5 continentes.


Guillermo de Llera

Guillermo de Llera

Entidade: Casa de Espanha
Cargo: Presidente da Assembleia Geral

Consultor de Empresas em Multinacionais de origem francesa e alemã. Empresário no sector de prestação de serviços a empresas, tendo participado na constituição de 8 empresas em Portugal. Durante 23 anos Presidente da Casa de Espanha de Lisboa, onde atualmente Preside a Assembleia Geral.


Xavier Altimir

Xavier Altimir

Entidade: Confederació Empresarial Andorrana
Cargo: Presidente

Empresário, presidente e membro fundador da Confederação Empresarial Andorrana CEA (2006 - presente). Atuou como membro executivo da Câmara de Comércio e Serviços de Andorra CCIS (2003-2009); Membro do Conselho de Administração do Fundo Andorrano de Segurança Social CASS (2006-2010), assessor da Secretaria para a Inovação Empresarial (2006-2009) e atualmente é membro do Conselho de Administração da ADI (Andorra Development and Investment), uma sociedade anônima pública de direitos privados, cuja missão é capacitar, diversificar e modernizar a economia andorrana e atrair investimento e promotores de negócio estrangeiros.


Ibero-americano

Valentina Garbarini Blavia

Valentina Garbarini Blavia

Entidade: Movimento Sinergia Latinoamérica
Cargo: Membro do Comité Executivo

Em 2010 Garbarini criou a Deuce International Corporation, uma empresa sob a marca Blavia Skincare que desenvolve e comercializa produtos de dermatológicos nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, desde 2014 que é responsável pelas áreas financeira e jurídica do MC Global Family Office, um escritório que para além de gerenciar investimentos e ativos familiares, desenvolve iniciativas de desenvolvimento social através da Fundação Unidos en Red. Membro da Sinergia Latinoamérica, uma rede criada para ligar jovens líderes de diferentes ramos profissionais de forma a partilharem diferentes práticas e experiências, construindo conjuntamente uma agenda de prioridades comuns para o desenvolvimento social e econômico da América Latina.


Antonio Magraner Balaguer

Antonio Magraner Balaguer

Entidade: AJE Miami
Cargo: Presidente

Associação de Jovens Empresários de Miami, fazemos parte do CEAJE (Confederação Espanhola de Jovens Empreendedores). A nossa missão é ajudar os empresários espanhóis e ibero-americanos em geral que queiram começar negócios, relações comerciais ou uma rede de contactos, em Miami.


Bernardo Mendia

Bernardo Mendia

Entidade: Federação Sino-PLPE (China, Países de Língua Portuguesa e Espanhola)
Cargo: Vice-Presidente

Bernardo Mendia tem uma experiência profissional muito eclética, passando por comércio financeiro, negociações internacionais, construção de novas equipas em mercados em desenvolvimento, e comércio e logística internacional para investimentos imobiliários. O seu foco atual é o mercado Chinês e o dos países de língua Portuguesa e Espanhola. As suas principais atividades são os investimentos imobiliários e financeiros e o comércio internacional. Também possui conhecimentos especializados nas áreas de financiamento comercial, pagamentos a prazo, logística internacional e M&A. Ele é o Secretário Geral da Fundação Luso-Espanhola, Vice-presidente da AJEPC e Vice-Presidente da Federação Sino PLPE.


69° Encontro dos Descobrimentos | A Justiça e a Economia no Mundo da Lusofonia

Nuno Coelho

Nuno Coelho

Entidade: UIJLP – União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa
Cargo: Presidente do Conselho Executivo

Graduado em Direito pela Universidade de Lisboa em junho de 1989. Ingressou no Centro de Estudos Judiciais como auditor da justiça em setembro de 1990 e foi nomeado juiz em julho de 1992. Em janeiro de 2009, completou um mestrado em "Novas Fronteiras do Direito" com uma tese de mestrado baseada na Organização do Sistema Judicial e do Direito. Participar do programa de doutorado "Direito, Justiça e Cidadania no século XXI", Universidade de Coimbra. Em 1991 foi colocado no tribunal civil de Lisboa e, em 2006, foi nomeado para o Tribunal Penal de Lisboa. É actualmente Juiz Desembargador na Relação do Porto e Juiz Desembargador na Relação de Lisboa.


Nelson Faria de Oliveira

Nelson Faria de Oliveira

Entidade: CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa
Cargo: Secretário Geral

Licenciado em Direito pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1984, é advogado Titular do Escritório Faria de Oliveira Advogados desde 1985. É Fundador e Secretário Geral da CJLP – Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa e Presidente do CIC – Centro Internacional de Cultura. É Membro do Conselho Fiscal do DNDI / Médicos Sem Fronteiras desde 2011, Conselheiro do CONJUR – Conselho Jurídico da FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo desde Novembro de 2015 e Secretário de Relações Internacionais e Jurídico do CIST – Clube Internacional de Seguros de Transportes desde sua fundação. Recentemente foi nomeado Embaixador Empresarial do Ribatejo no Brasil.


Gonçalo Rebelo de Almeida

Gonçalo Rebelo de Almeida

Entidade: Hotéis Vila Galé
Cargo: Administrador

Administrador dos Hotéis Vila Galé, Grupo com 30 anos de história, contando com 21 unidades Vila Galé em Portugal e 7 hotéis da rede Vila Galé no Brasil. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa, acabou por se especializar na área de hotelaria e gestão de marketing, tornando-se o responsável pela direção de marketing e vendas do Grupo Vila Galé. É Presidente do Conselho de Marketing da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo.


Diogo Lacerda Machado

Diogo Lacerda Machado

Entidade: Concórdia - Centro de Conciliação e Mediação de Conflitos e Arbitragem
Cargo: Vice-presidente

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa; Pós-graduação em Direito Comunitário, Feitura das Leis e Mediação de Conflitos. Consultor do Gabinete do Primeiro-Ministro; Vice-Presidente do Banco Mais, em Moçambique; Presidente do Conselho de Administração do BAO – Banco da África Ocidental, SA, na Guiné-Bissau; Vice-Presidente da Caixa Económica de Cabo Verde; Administrador de Geocapital, SA, em Macau, vocacionada para a realização de investimentos em sectores básicos da economia nos Países e Territórios de Língua Portuguesa; Advogado, em colaboração (off counsel) com BAS, Sociedade de Advogados, em Lisboa; 


Carlos Mondlane

Carlos Mondlane

Entidade: Tribunal Judicial da Cidade - Moçambique
Cargo: Juiz de Direito

Juiz de Direito no Tribunal Judicial da Cidade - Moçambique. Activista de Direitos Humanos. Membro do Conselho Superior da Magistratura Judicial. Presidente da Associação Moçambicana de Juízes. Autor do Código de Processo Civil, anotado e comentado (Escolar Editora) e Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança (CFJJ). Escreveu diversas monografias em temas variados ligados ao direito constitucional, penal, comercial e processual.


Startup Ecosystem in Bulgaria

Casa de Espanha | Cooperação das empresas Ibéricas com Portugal , Países Terceiros e China

Guillermo de Llera

Guillermo de Llera

Entidade: Casa de Espanha
Cargo: Presidente da Assembleia Geral

Consultor de Empresas em Multinacionais de origem francês e alemão. Empresário no sector de prestação de serviços a empresas, tendo participado na constituição de 8 empresas em Portugal.  Durante 23 anos Presidente da Casa de Espanha de Lisboa, onde atualmente Preside a Assembleia Geral.


Convite do Município de mais rápido desenvolvimento do mundo: a criação conjunta de uma nova Cidade europeia na mais promissora região da China
CCPIT Chongqing e RONE Group

Lihong Yang

Lihong Yang

Entidade: Rone Industrial Group
Cargo: Deputy General Manager of Comprehensive Management Center

Yang Lihong é formada na Universidade de Chongqing com um MBA em Administração de Empresas. Trabalhou em várias empresas de Hong Kong com compreensão e experiência prática em Operação e Gestão de Negócios e Propriedade, e atualmente como HRVP encarregada do plano de desenvolvimento do Rone Group.


Ferramentas para a Exportação

Américo Oliveira

Américo Oliveira

Entidade: Howden Ibéria – Sucursal Portugal
Cargo: Country Manager (Portugal)

Profissional de muito larga experiência no mercado segurador em cargos de direção e/ou administração de diversas entidades: ex-instituto público de coordenação, associação de Seguradores, Seguradoras e Corretores; Consultor Sénior em Gestão de Riscos Seguráveis junto de grandes empresas. Membro do Comité de Direcção da Howden Ibéria em Madrid.


Dulce Veloso

Dulce Veloso

Entidade: Pinto Basto
Cargo: North Sales Manager

O grupo Pinto Basto integra actualmente várias empresas na área dos transportes, assegurando todos os serviços relativos ao transporte intermodal e à logística. Estas empresas contam com excelentes equipas de profissionais que usufruem da solidez e prestígio da "holding" em que estão inseridas. Através da diversificação de actividade destas empresas, o Grupo continua a ser líder de mercado e a apostar no pioneirismo de novas soluções e ofertas, mostrando a sua capacidade de resposta, em tempo real, às solicitações dos seus parceiros de negócio.


Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves

Entidade: Quiz Wines & Spirits
Cargo: Estratega em Marketing Internacional

O sucesso de uma estratégia de exportação, passa por mitigar os riscos de uma internacionalização, o cumprimento de alguns passos pode ditar a diferença. Vamos percorrer 6 passos do Marketing Internacional para uma estratégia de exportação de sucesso.


Armando Mata dos Santos

Armando Mata dos Santos

Entidade: Caixa Geral de Depósitos, SA
Cargo: Diretor Central Internacional e Administrador do BNU Macau

Mestre em Gestão e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, ISCTE – Diretor Central de Banca de Retalho (Direções Comerciais de Lisboa e do Sul) e Marketing da Caixa, Administrador de diversas empresas do Grupo Caixa.


Luís Reis

Luís Reis

Entidade: AICEP
Cargo: Senior Market Manager

Pós-graduado em Marketing e licenciado em Relações Públicas, colabora regularmente com várias instituições de ensino e associações empresariais em várias especializações e formações nas temáticas da internacionalização e captação de investimento estrangeiro. Atualmente, é responsável, na AICEP, pelo acompanhamento e apoio às iniciativas de internacionalização das Associações Empresariais. Após diversas experiências profissionais nas áreas da formação, comercial e marketing, iniciou (em 1998) o seu trabalho no então ICEP, em Espanha. De volta a Portugal, desempenhou diversas funções técnicas e de Direção nas áreas de apoio à internacionalização de PME’s e na captação de investimento estrangeiro.


Promoção da Cultura e do Conhecimento

Vasco Calais Pedro

Vasco Calais Pedro

Entidade: Unbabel
Cargo: CEO

Vasco Calais Pedro é o CEO da Unbabel, uma plataforma de tradução humana à base de inteligência artificial. A Unbabel está a acelerar a mudança para um mundo sem barreiras linguísticas, permitindo traduções confiáveis, transparentes e escaláveis entre as empresas e seus clientes. Empresas internacionais cofiam na plataforma Unbabel para abrir e ajudar novos mercados a crescer, aproveitando o poder da Inteligência Artificial e uma comunidade global de linguistas móveis.


José Filipe Rafael

José Filipe Rafael

Entidade: Universidade Católica Portuguesa
Cargo: Diretor Geral para África da CATÓLICA-LISBON

Diretor-Adjunto da Formação de Executivos e Diretor-Geral para África na CATÓLICA-LISBON. Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (UTL), MBA (UNL), Pós-Graduado em Modelos de Avaliação e Decisão Multicritério (U. Laval, Québec) e Licenciado em Economia pela CATÓLICA-LISBON, onde é Professor e onde coordena o PGG - Programa Geral de Gestão e o PAGAP – Programa Avançado de Gestão e Avaliação de Projetos. É regente das disciplinas de Gestão de Projetos e Estatística Multivariada.


Jorge Figueira

Jorge Figueira

Entidade: Universidade de Coimbra
Cargo: Chefe da Divisão de Inovação e Transferências do Saber

Jorge Miguel Figueira é Licenciado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Ciências Empresariais pela mesma Universidade, desempenha atualmente as funções de Coordenador da Divisão de Inovação e Transferências do Saber da Universidade de Coimbra. Durante a sua atividade profissional participou em diversos projetos de formação e apoio à implementação de projetos nas áreas de qualidade, criatividade, empreendedorismo e dinâmicas de grupo.


Bo Ji

Bo Ji

Entidade: Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB)
Cargo: Assistant Dean & Chief Representative for Europe

Bo Ji é um inspirador orador no TEDx, um Chinaprenuer e um inovador no âmbito das startups globais que se expandem para a China. Bo é atualmente o reitor assistente e representante executivo para a Europa na Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB), um universidade de topo com mais de 10.000 alumini actualmente com cargos de presidente / CEO na China. Bo teve uma carreira de negócios de mais de 20 anos com muito sucesso no Desenvolvimento de Negócios Globais, Inovação, Estratégia, Gestão de Cadeias de logística, M & A, etc. Atuou como executivo na sede de muitas empresas da Fortune 500. Bo tem ensinado EMBA / MBA em algumas das mais prestigiadas escolas de negócios do mundo. Além disso, Bo também trabalha como consultor para presidentes e CEOs de diferentes empresas. É um orador frequente em conferências internacionais, fóruns, programas de televisão e eventos de empresáriosanuais. Bo criou o primeiro programa "China Start" para trazer para a China startups de todo o mundo.


Bernardo Theotónio-Pereira

Bernardo Theotónio-Pereira

Entidade: Nova – SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS
Cargo: Professor-Convidado

Bernardo Theotónio-Pereira é licenciado em Direito, com Especializações em Gestão e Finanças pela Universidade Católica Portuguesa e Private Equity pela Universidade de Oxford. Doutorando em Estudos de Desenvolvimento focada em Estratégia Nacional. Bernardo Theotónio-Pereira é professor-convidado e criador do “Potencial do Mundo Lusófono” na Nova School of Business and Economics (NOVA SBE); Co-fundador da FIRMA - Agência Portuguesa de Negócios; Co-fundador da União de Bancos, Seguradoras e Instituições Financeiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UBSIF-CPLP); Membro de Instituições Nacionais e Internacionais; Empreendedor, Investidor e Sócio de várias empresas pelo mundo; Estratega, Colunista e Pensador.


Fernanda Ilhéu

Fernanda Ilhéu

Entidade: ChinaLogus / ISEG / Universidade de Lisboa
Cargo: Coordenadora

Maria Fernanda Pargana Ilhéu é Professora no ISEG da Universidade de Lisboa, Coordenadora do ChinaLogus – Business Knowledge & Relationship with China, e investigadora dos Centros CEsA e ADVANCE do ISEG. É membro do Conselho Geral da Ordem dos Economistas, Vice-Presidente do Internacional Club of Portugal e Presidente da Associação Amigos da Nova Rota da Seda. Licenciada em Economia pelo ISCEF (atual ISEG), pós-graduada em Marketing de Exportação pelo Cambridge Institute de Massachusetts, mestre em Gestão Estratégica pelo ISCTE, tem o Doutoramento Europeu em Administração de Empresas e Marketing, da Universidade de Sevilha.


Invest Shanghai

Oportunidades de Investimento no Brasil
TBI - Eventos&Negócios

Leonardo Ferreira Tiroli

Leonardo Ferreira Tiroli

Entidade: TBI - Eventos & Negócios
Cargo: Sócio Diretor

Leonardo Tiroli é Brasileiro, representa o escritório Nelson Willians & Advogados Associados, maior escritório jurídico do Brasil, especialista na área de Diplomacia Empresarial, possui acesso as principais redes de negócios e políticas do Brasil e atua desta forma também na área de Intermediação de negócios. Ex presidente do Grupo "Rotarianos e Negócios Brasil". Conselheiro fundador da Câmara de Comércio Internacional de Campinas e Região. Diretor de Relações Internacionais - América Latina da AJEPC. VP da Federação Sino PLPE.


Empreendedorismo e Inovação

Alexandre Pinto

Alexandre Pinto

Entidade: iClio SA (aka JiTT.travel) e CoolFarm SA
Cargo: Serial Entrepreneur

Alexandre Pinto é cofundador das empresas iClio, SA e CoolFarm SA e membro do Conselho Editorial do Sapo24. Iniciou a sua carreira académica como investigador em projetos europeus de excelência e colaborador de projetos interdisciplinares, associando as Humanidades às Tecnologias. Orador convidado em eventos globais, obteve diferentes distinções como empreendedor e mentor convidado em diferentes incubadoras e aceleradoras.


Vítor Moura Pinheiro

Vítor Moura Pinheiro

Entidade: Instituto do Emprego e Formação Profissional
Cargo: Diretor Executivo da iniciativa Garantia Jovem

Licenciado em Direito, pela Universidade Portucalense, Porto. Licenciado em Gestão Imobiliária, pela ESAI - Escola Superior de Atividades Imobiliárias. CAGEP – Curso Avançado em Gestão Pública – INA – Instituto Nacional de Administração. Início de funções públicas no IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional em 1992 desempenhando, entre outras, funções de Técnico de Emprego, Técnico Superior e Diretor de Centro de Emprego (2003-2008). Chefe de Divisão na DGERT - Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho 2010-2012. Diretor Executivo do Plano Estratégico de Empregabilidade Jovem - Impulso Jovem 2012-2013. Desde janeiro de 2014 exerce funções de Diretor Executivo da iniciativa Garantia Jovem.


Tim Vieira

Tim Vieira

Entidade: BraveGeneration
Cargo: CEO

Tim Vieira é empresário em Angola desde 2001, país onde possui, juntamente com o seu sócio Nuno Traguedo, um dos mais importantes grupos de Media – a Special Edition Holding –, que emprega mais de 500 colaboradores e detém algumas das principais agências de publicidade, eventos, ativações de marca e planeamento de meios (TBWA/Angola, Original Brands, Multileme, Onmedia). Possui ainda empresas de media em Moçambique e no Gana. É CEO da BraveGeneration (Europa) e tem investimentos em Portugal nas áreas da Agricultura, Distribuição, Energia e IT. Em 2015, ficou conhecido do público português depois de ter participado como investidor na primeira temporada do Shark Tank Portugal. 


Ricardo Lopes

Ricardo Lopes

Entidade: i9 magazine
Cargo: Diretor

Licenciado em Comunicação Empresarial, master em Administração e Gestão do Turismo e doutorando em Turismo. Empreendedor desde que sabe trabalhar com computadores, com negócios ligados a Informática, Domótica, Marketing, Design e Multimédia, Eventos, Formação Profissional, Turismo e Comunicação Social. Atualmente é diretor da Turisforma, da i9 magazine e do Boas Notícias. É formador e professor convidado nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Novas Tecnologias e Turismo.


Maria Manuel Trocado Fernandes

Maria Manuel Trocado Fernandes

Entidade: IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
Cargo: Técnica Superior

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Realizou com êxito o Curso de Formação Pedagógica de Formadores pelo IEFP e o Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança para PME Líder, ministrado pela Universidade Católica - Lisbon School of Business & Economics, UCP. Em 1992 integrou o quadro do IAPMEI, assumindo funções de Técnica Superior. De março de 2010 a dezembro de 2013, exerceu funções no Núcleo de Apoio Local do Porto, da Secretaria Geral do Ministério da Economia junto da Direção Regional do Norte (DRE – Norte). De janeiro de 2014 a março de 2015, exerceu funções no IAPMEI, na Direção de Participadas e Instrumentos Financeiros (DPIF), a partir de Abril de 2015 exerce funções na Direção de Serviços de Empreendedorismo e Inovação. Em fevereiro de 2014 foi nomeada como representante do IAPMEI no Conselho de Administração da Change Partners, SCR, S.A, e em Setembro de 2016 foi nomeada como representante do IAPMEI no Conselho Consultivo da Fundação da Juventude. Tem experiência na área de ensino e formação.


Jorge Portugal

Jorge Portugal

Entidade: COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação
Cargo: Diretor-Geral

Jorge Portugal é Diretor-Geral da COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação. Foi consultor do Presidente da República para a inovação e do Governo de Portugal para a área da modernização dos serviços públicos. Tem experiência nos sectores das tecnologias de informação e comunicação, Distribuição e Banca. Concluiu a licenciatura, mestrado e Doutoramento em engenharia mecânica, no Instituto Superior Técnico. Tem um MBA pela faculdade de economia da Universidade Nova de Lisboa.


O Complexo mundo do Agroalimentar e Vitivinícola

Amândio Santos

Amândio Santos

Entidade: PortugalFoods
Cargo: Presidente do Conselho de Administração

46 anos; Casado; 2 filhas; Formação em Contabilidade e Administração de Empresas pela Universidade de Aveiro. Iniciou a sua vida profissional com 17 anos no setor de Reparação Automóvel (1987-1990); Responsável de Operações na empresa Decoração de Interiores (Aveiro, 1991-199); Director Comercial da Empresa Industrial Ramo das Madeiras (Pombal, 1995-1997); Diretor Geral da Indústria de Transformação de Ovos – Derovo (Pombal, 1997-2007); Administrador Executivo Derovo SGPS (Pombal 2007-2014); Consejero Delegado da empresa Transformação de Ovos Ovofoods, SL (Astúrias – Espanha, 2009-2014); Gerente da empresa de sobremesas Docereina LDA (Pombal 2010-2015); Presidente do Conselho de Administração da Portugalfoods desde 2012; Diretor da Associação dos Industriais no Concelho de Pombal; Membro dos Órgãos Fundadores de uma IPSS.


Luís Melo

Luís Melo

Entidade: Wine Ventures – Quinta da Romeira
Cargo: Diretor Mercados Internacionais

Licenciatura Engenharia Agrícola, Pós-Licenciatura Economia Europeia, MBA. Experiência profissional: Mais de 20 anos de experiência na área internacional, em funções de direção, no setor de grande consumo (Caves da Montanha, Unicer e Wine Ventures); experiência de startups, consultoria e ensino universitário.


Indústria, Energia e infraestruturas

Li HaiFeng

Li HaiFeng

Entidade: Beijing Enterprises Water Group
Cargo: Vice President

Diretor Executivo e Vice-Presidente do Beijing Enterprises Water Group (BEWG stock code: 371) desde 2008, agora é responsável pelas aquisições, desenvolvimento de negócios intercontinentais e financiamento no BEWG. O Li é presidente da Carry Wealth Holdings Limited. Esta empresa fabrica e processa produtos têxteis e realiza investimentos. A partir de janeiro de 2013, o Li foi nomeado vice-presidente da Fundação Centum Charitas (Hong Kong), uma respeitável organização de caridade que cuida da geração jovem em Hong Kong. Li é também o vice-presidente do Conselho das empresas cotadas da Hong Kong Chinese Enterprises Association, e diretor do conselho escolar do Instituto de Tecnologia de Pequim, Zhuhai. De 1992 a 2000 trabalhou como vice-presidente do Founder Group, uma conhecida empresa de TI pertencente à Universidade de Pequim. Li formou-se com bacharel em Direito pela Universidade de Pequim em 1992.


Gonçalo Lobo Xavier

Gonçalo Lobo Xavier

Entidade: AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos e Metalomecânicos e Afins de Portugal
Cargo: Board Advisor

Board Advisor na AIMMAP – Associação das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas e Afins de Portugal, trabalhando para o sector industrial mais exportador do país nas áreas de promoção de serviços para os associados, comunicação, identificação de oportunidades e prospecção de mercados e relações externas com as entidades relevantes para o sector, em Portugal e na Europa, particularmente em Bruxelas. Vice-Presidente do Comité Económico e Social Europeu com o pelouro da Comunicação, para o período 2015/2018. É membro do CESE representando a CIP desde Outubro de 2011. É desde Abril de 2017 membro executivo da Unidade de Missão para a atracção de investimento directo estrangeiro para Portugal à margem do BREXIT. Esta unidade de missão depende directamente do Sr. Primeiro Ministro e é liderada por Bernardo Trindade e dela também faz parte Chitra Stern. Foi durante 12 anos Diretor Executivo da Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET). Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade do Minho.


Ângelo Ramalho

Ângelo Ramalho

Entidade: Efacec Power Solutions, SGPS, SA
Cargo: Presidente Executivo

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto e com o Programa de Alta Direcção de Empresas da AESE, possui uma vasta carreira profissional, inicialmente na indústria de oil & gas, nomeadamente na Shell Portugal, na Gás de Portugal e na Galp Energia. Entre outras funções de relevo, foi Administrador Delegado das empresas de distribuição de Gás Natural, Lusitâniagás e Lisboagás, Administrador Executivo da Galp Power e Director Geral do GPL da Galp Energia. Desempenhou ainda funções de Administrador não-executivo da Portgás, Setgás, Galp Açores e Galp Madeira. Em Dezembro de 2006 assumiu as funções de Presidente do Conselho de Administração e Diretor de Global Power Sales da Alstom Portugal. É membro da Efacec desde Outubro de 2015.


Fernando António Ferreira Leite

Fernando António Ferreira Leite

Entidade: LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos
Cargo: CEO

Licenciado em Economia pela Faculdade do Porto, graduado em Alta Direção de Empresas e frequência de Cursos e Seminários de Especialização em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Tecnologias do Ambiente. Desempenhou os Cargos de Chefe de Divisão e de Diretor de Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal da Maia (1988 a 2000). Gestor da LIPOR desde 1980 e Administrador-Delegado desde 2000. Administrador da Maiambiente, EM. Vice-Presidente da ACR+, Associação das Cidades para a Gestão Sustentável de Recursos. Membro da Direção da AVALER, Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos. Vogal do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto. Consultor de Empresas.


João Nuno Mendes

João Nuno Mendes

Entidade: Águas de Portugal
Cargo: Presidente do Conselho de Administração

Presidente do Grupo AdP – Águas de Portugal desde junho de 2016. Até então, era Diretor de Global Business Development da Galp Energia. Licenciado em Gestão pelo ISEG – Instituto Superior de Gestão, foi administrador para a área financeira no Grupo Amorim e, em funções públicas, destacam-se a assessoria económica no âmbito dos estudos de sustentação da posição portuguesa na negociação europeia no âmbito da Agenda 2000 (1996 a 1999) e as funções de Secretário de Estado do Planeamento (1999 a 2002). A sua intervenção vai destacar a transição em que se encontram os investimentos do Grupo AdP, que passam de uma fase de forte infraestruturação para um modelo de gestão de ativos. Para acompanhar esta transição, o Grupo AdP tem em curso o desenvolvimento de novas soluções, baseadas na inovação e visando alavancar a eficiência das operações, permitindo também responder de forma eficaz a desafios mais abrangentes, como a mitigação das alterações climáticas e o desenvolvimento da economia circular.


Brogueira Dias

Brogueira Dias

Entidade: APDL – ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO, LEIXÕES E VIANA DO CASTELO, S.A.
Cargo: Presidente do Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração da APDL, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ao longo das 3 últimas décadas coordenou e participou em ações e apresentou comunicações, publicações e palestras dentro das temáticas dos transportes e das Engenharias Costeiras e Portuárias.


Turismo e Imobiliário

Hugo Santos Ferreira

Hugo Santos Ferreira

Entidade: APPII - Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários
Cargo: Secretário-Geral

Licenciado em Direito e Mestre em Direito Administrativo, pela Universidade Católica Portuguesa. Exerceu advocacia, como advogado de imobiliário, na sociedade de advogados ibérica Cuatrecasas, desde 2008 a 2014. Secretário-geral da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e Diretor da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, desde 2014 até ao presente momento. É ainda Membro Honorário da Associação de Jovens Empresários Portugal-China desde 2016 e Connector da Lisbon Business Connections, uma organização da Câmara Municipal de Lisboa, desde 2015. É organizador e promotor dos mais importantes certames e fóruns do sector imobiliário nacional, autor de vários artigos de opinião sobre as várias temáticas da fileira da construção e do imobiliário.


Manuel Maria Mendonça

Manuel Maria Mendonça

Entidade: Câmara Municipal do Porto
Cargo: Vereador do Pelouro do Comércio, Turismo e Fiscalização

Nasceu no Porto, há 33 anos e frequentou o Colégio Alemão do Porto. Engenheiro, licenciado e Mestre pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Manuel Aranha tem a sua carreira profissional desde sempre ligada à Energia, tendo trabalhando numa das principais empresas portuguesas daquele setor. É o mais jovem vereador da Câmara do Porto, tendo tomado posse a 18 de novembro de 2015.


Armando Santos

Armando Santos

Entidade: CLINIA, CLÍNICA MÉDICA DA LINHA, LDA
Cargo: DIRETOR GERAL

Pós-graduado em Health Management pela UCP; Sócio e Diretor Geral da CLINIA, Clínica Médica da Linha; Administrador da Associação Indiveri Colucci; Presidente da Associação Nacional de Unidades de Diagnóstico por Imagem - ANAUDI; Vice-Presidente da Federação Nacional de Prestadores de Cuidados de Saúde - FNS; Diretor Técnico da Casa de Repouso Paço de Arcos. Vinte anos de experiência de liderança no setor da Saúde, Bem-Estar e Apoio Social, em cargos de direção/administração de empresas, instituições particulares e associações empresariais.


Coral Chen

Coral Chen

Entidade: Beijing Capital Airlines
Cargo: General Manager of Lisbon Office

I am working in Beijing Capital Airlines Marketing department for almost 6 years. Have worked on the area of Revenue, DCS, network development, interline corporation and so on. I am the first General Manager of Beijing Capital Airlines sent to the Europe. Now in charging both the Spanish office and Lisbon’s office.


Moda além-fronteiras

Paulo Ribeiro

Paulo Ribeiro

Entidade: Fashion TV
Cargo: Diretor Geral Ibérico

Paulo Ribeiro é Diretor Geral da FashionTV em Portugal desde 2002 e Diretor Geral da Iberia FashionTV desde 2011. Também organizou os Prêmios do Portugal Fashion, os principais prêmios de moda em Portugal, e nos últimos 10 anos é juiz no dos Globos de Ouro para a categoria de moda.


Mário Vidal Genésio

Mário Vidal Genésio

Entidade: ANJE
Cargo: Conselho de Gestão

Ligado ao Portugal Fashion desde a sua criação e aos projetos de internacionalização da área da Moda.


Katty Xiomara

Katty Xiomara

Entidade: Katty Xiomara Lda
Cargo: Designer

A filosofia da marca tem como base peças de designer/autor de cariz aspiracional ainda que acessível, elegante e atemporal, ultra-feminina com o uso arrojado da cor e de estampados.


Paulo Gonçalves

Paulo Gonçalves

Entidade: Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e seus Sucedâneos - APICCAPS
Cargo: Diretor de Comunicação

A minha própria jornada iniciou-se quando ingressei na área de comunicação da Apiccaps. O desafio consistia em transformar a imagem de uma indústria tradicional, com algumas conotações negativas, num sector afirmativo, moderno e cuja imagem institucional pudesse alavancar a mudança de uma indústria de “outsourcing” para uma indústria de marca própria e elevado valor acrescentado, como hoje se verifica. Continuar focado, leal à ideia de contribuir com o meu melhor para operar uma transformação positiva nos projetos a que me associo, é aquilo que me move a procurar novos desafios.


Investigação e Tecnologia

Jorge Pimenta

Jorge Pimenta

Entidade: IPN – Instituto Pedro Nunes
Cargo: Gestor de Projetos

O Instituto Pedro Nunes foi criado em 1991, por iniciativa da Universidade de Coimbra, e promove a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo. Pretende contribuir para transformar o tecido empresarial, promovendo uma cultura de inovação, qualidade, rigor e empreendedorismo, assente num sólido relacionamento universidade/empresa e atuando em três frentes que se reforçam e complementam: Investigação e desenvolvimento tecnológico, consultadoria e serviços especializados; Incubação e aceleração de ideias e empresas; Formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.


Tiago Costa Alves

Tiago Costa Alves

Entidade: Aptoide
Cargo: VP Asia Pacific

Depois de liderar com sucesso a Série A, Tiago é agora vice-presidente da Ásia Pacífico na Aptoide (Loja de aplicativos Android no TOP 3 mundial, com 150 milhões de usuários) liderando o negócio na região e preparando a futura Série B. Antes de se juntar à Aptoide, Tiago trabalhou 12 anos na Portugal Telecom, onde tinha vários papéis relacionados com a tecnologia. Licenciado em Engenharia de Software pela Universidade de Macau, Mestre em Mandarim pela Universidade de Língua e Cultura de Pequim e um MBA em Gestão Tecnológica pela Universidade de São Francisco (Fulbright Scholar and Dean's Medal Award)


Nuno Pinto

Nuno Pinto

Entidade: Truemorrow
Cargo: Partner

Um executivo sénior com 12 anos de experiência em níveis de direção em vários setores (consultoria, bancário, publicidade, água e lixo, indústria de metalurgia), tanto em empresas privadas como públicas. Nuno é sócio fundador da Truemorrow - Ventures to Sustainability.


Ana Sanches Silva

Ana Sanches Silva

Entidade: Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
Cargo: Investigadora

Ana Sanches Silva licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e adquiriu o grau de Doutor em Farmácia pela Universidade de Santiago de Compostela, com louvor e distinção. É atualmente Investigadora Auxiliar do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), I.P. (Vairão). Nos últimos anos tem  participado e coordenado inúmeros projetos de investigação, nomeadamente na área das embalagens alimentares e foram-lhe atribuídos diversos prémios científicos. É autora de mais de 80 artigos ou capítulos em revistas e livros científicos. 


Clara Gonçalves

Clara Gonçalves

Entidade: Science and Technology Park of University of Porto
Cargo: Executive Director

Clara Gonçalves (Degree in Agricultural Engineering, Faculty of Science of University of Porto), 40 years, is the Executive Director of UPTEC - Park of Science and Technology of University of Porto. In the past 10 years, Clara worked in the implementation of an effective model of knowledge and technology transfer between the UNIVERSITY and the MARKET. In this context, she contributed to the support of more than 400 startups and spinoffs and to attract more than 30 national and international innovation centers that are now part of the entrepreneurial ecosystem of the northern region of Portugal.

Clara is still external member of the scientific council of the Faculty of Fine Arts of the University of Porto and project manager in computer engineering course at the Faculty of Engineering, University of Porto.

In the past year (September 6 - 23, 2016), Clara made the IVLP program in Social Entrepreneurship and Innovation in the USA (Organized by the Department of State USA).


Juventude do mundo: a importância do empreendedorismo

Pedro Eloy

Pedro Eloy

Entidade: YET – Young Entrepreneurs Taskforce (UN ESBN)
Cargo: Chairman

Pedro Eloy é o presidente da YET - United Nations ESBN Young Entrepreneurs Taskforce (YET), uma iniciativa no âmbito do Comitê Econômico e Social da Ásia e da Rede de Negócios Sustentáveis do Pacífico (ESBN) que promove o leapfrogging e o crescimento econômico através da criação e expansão de oportunidades conectando os empreendedores com negócios, capital e serviços a nível global. No mundo académico, fundadou o MBA Business Lab na Universidade de Hong Kong; No setor empresarial, Pedro Eloy foi Diretor / SVP de Tecnologia Digital e de Informação na Fung Holdings (Fung Group / Li & Fung) liderando a orquestração digital de mais de 60 projetos digitais multiplataforma de ponta a ponta.


Diogo Rodeiro

Diogo Rodeiro

Entidade: Diáspora Lusa
Cargo: International Development Consultant

A Diáspora Lusa é uma inovadora plataforma de comunicação que disponibiliza conteúdos informativos, noticiosos e de opinião assim como um diretório de informações, agenda de eventos e oportunidades de contactos de e para os Portugueses e Luso-Descendentes residentes em qualquer parte do mundo.


Chenchao Liu

Chenchao Liu

Entidade: Member of World Economic Forum Global Shaper & CEO of Silreal
Cargo: Member & CEO

Liu é um empresário focado em cuidados de saúde e também consultor experiente para numerosas empresas internacionais, instituições públicas e executivos de alto nível, utilizando os seus conhecimentos extensivos sobre a China e a Alemanha. Como arquitecto global do Fórum Econômico Mundial, ele é regularmente convidado para muitas conferências globais: ex.B20 Conference, Munich Security Conference, British German Forum, Asian Financial Forum, China Foreign Experts Affairs, Shenzhen Municipal People's Government, Reception of General Consul of Munich, Sino-Portuguese Speaking Countries Federation in Macau. Liu apareceu numa edição do The New York Times.


Diogo Melo

Diogo Melo

Entidade: Associação Académica de Coimbra
Cargo: Ambassador of Entrepreneurship – Académica Start UC

Desde cedo ele adquiriu um gosto pelo empreendedorismo. Diogo pertenceu a várias organizações juvenis, sendo um dos fundadores de uma organização com o objectivo de apoiar o empreendedorismo e startups dos estudantes da Universidade de Coimbra. Neste momento, é embaixador do empreendedorismo na Universidade, num projeto chamado Académica Start UC e coordenador geral da Associação Académica de Coimbra.


Invest Hong Kong | Hong Kong: The ideal Gateway to China for your company!

Paula Kant

Paula Kant

Entidade: Invest Hong Kong
Cargo: Head of Investment Promotion

Paula é a Diretora de Promoção de Investimento no InvestHK, um departamento do governo de Hong Kong responsável por atrair e reter Investimento Estrangeiro em Hong Kong. O InvestHK em Bruxelas ajuda empresas de 12 países europeus a estabelecerem-se em Hong Kong, muitas vezes usando Hong Kong como porta de entrada para a China e o resto da Ásia. O InvestHK fornece informações (diferentes setores de negócios, modelos de custo), ajuda a encontrar provedores de serviços para empresa, aconselha no pedido de visto, etc. Antes de ingressar no InvestHK, Paula foi CEO de uma empresa de pesquisa de mercado em Singapura e desempenhou funções na administração de uma empresa do setor médico e também em empresas do setor energético.


Virginia Seoane

Virginia Seoane

Entidade: Hong Kong Trade Development Council
Cargo: Marketing Manager

Com mais de 15 anos de experiência em comunicação e marketing, atualmente Virginia, coordena todas as atividades promocionais, de comunicação e marketing do Conselho de Desenvolvimento do Comércio de Hong Kong (HKTDC) em Portugal e Espanha. O HKTDC é uma organização de promoção comercial da Secretaria Especial de Administração Região de Hong Kong. Virginia Trabalha intensamente no campo das relações institucionais com particular foco para diferentes organizações estrangeiras com interesses comerciais em Espanha.


Diáspora Lusa

Rui Martins

Rui Martins

Entidade: Dianova Portugal
Cargo: Corporate Communication and Public Affairs Director

Com mais de 20 anos de experiência em Comunicação e Relações Públicas em ambiente internacional e empresas multinacionais, Rui Martins é Diretor de Comunicação Corporativa e Relações Públicas da Dianova Portugal desde 2003 supervisionando e executando a gestão de reputação e a estratégia de comunicação integrada, incluindo os assuntos europeus com as Nações Unidas e coordenação das campanhas europeias para Portugal na Comissão Europeia e no Parlamento Europeu desde 2009; Coordenador de Comunicação Internacional e Embaixador da Dianova International desde 2013; Membro do Conselho Consultivo da IntellCorp desde 2016; E Assessor de Comunicação Executiva na Feira de Comércio e Turismo de Imóveis de Londres, 2017.


João Faria

João Faria

Entidade: JFaria – International Business Adviso
Cargo: Business Development and General Management

Experiência internacional em start-ups, estratégia, parcerias, desenvolvimento de negócios e administração geral; Speaker & Conferencista. Bacharel em Engenharia de Telecomunicações com MBA em Gestão Internacional e pós-graduação em Contabilidade, Economia e Análise Financeira. Com mais de 24 anos de experiência em telecomunicações, em Portugal, Angola, Moçambique, África do Sul e Reino Unido, como gerente de projeto, gerente de programa, director geral e diretor executivo. Dentro de 3 principais domínios: Gestão, Operações e Desenvolvimento de Negócios, onde a definição e gestão do orçamento anual, P&Ls, KPIs, Headcount, atividade comercial e jurídica, estratégia, empresa start-up e as parcerias são uma realidade diária. Membro Executivo do Conselho de CCILSA - Câmara de Comércio Português na África do Sul (2013-2015). Considerado 5àSec Franqueado do Ano - 1996. Foi premiado com o "Cabide de Ouro" maior prêmio da 5àSec.